domingo, 2 de setembro de 2007

cibercultura

Lendo o texto sobre cibercultura de Pierre Lévy,destaquei alguns pontos interessantes:
-Atualmente as novas metáforas da relação com o saber-dentro do contexto da cibercultura-dizem respeito à navegação e ao surfe,deixando de lado as velhas metáforas da pirâmide da escala ou do cursus.
-No ciberespaço o saber é concreto e visível.Apesar das folhas da web não serem assinadas como as folhas de papel,as mesmas estabelecem uma comunicação direta.Dessa forma,realiza-se uma personalização ou encarnação de conhecimento.
-A simulação é um dos modos de conhecimento trazidos pela cibercultura.É importante deixar claro que a "dita inteligência artificial" não substitui as especialidades humanas e sim proporciona uma comunicação e mobilização mais velozes dos conhecimentos práticos.
-Dentro desse contexto o professor torna-se um "animador da inteligência coletiva",tendo como atividade o acompanhamento e gestão das aprendizagens.

Um comentário:

Mari Sokolonski disse...

completando sua reflexão... o professor como animador, então, possibilita que os alunos tornem-se cidadãos pensantes. é fundamental para o desenvolvimento de nosso pensamento crítico-reflexivo, que é uma das coisas mais importantes para a aquisição de aprendizado, sem acreditar em verdades absolutas.

beijoos!